“Ecos do Silêncio: Partilhas que Iluminam a Alma”
Por: Elba Chagas Sobral*
O desejo de fazer um retiro ganhou novas dimensões e se transformou em uma proposta para o grupo do CEBI 4º sábado:
“Vamos fazer um retiro online? Será um momento para agradecermos os aprendizados do ano e nos preparar para viver plenamente a ecologia integral, tema central de nosso estudo em 2025.
João Luiz não a se apresentou como um pregador, mas um facilitador, caminhando junto com o grupo. Sua proposta era criar um espaço de oração e recolhimento sem sair de casa. Assim nasceu o grupo no WhatsApp: “Retiro em casa”.
A preparação começou com a reflexão sobre a importância do retiro em nossa vida pessoal. A ideia era vivê-lo como uma festa espiritual, que exige organização e cuidado. Passos importantes foram sendo definidos: convidar os amigos – com a liberdade de cada participante trazer também seus próprios convidados; decidir o dia e o horário e escolher os meios que nos ajudariam a silenciar os nossos ruídos interiores e abrir espaço para a presença divina.
O grupo se animou com a proposta e, desde o início aceitou o desafio de completar a frase provocativa:
RETIRAR-SE É…
-
“dispor-se ao Senhor”.
-
“procurar o Deus que há dentro de mim”,
-
“ler a escrita de Deus em meu interior”,
-
“silenciar para escutar Deus” …
Essas e outras respostas foram ecoando e inspirando mais reflexões. Os/as participantes começaram a relatar as suas experiências, indicar leituras, enviar músicas e trocar mensagens que criaram um clima de retiro em meio ao burburinho típico desta época do ano.
Chegou o tão esperado dia: 07/12/2024. Um belo sábado, dedicado à oração, ao silencio e à reflexão. O retiro foi conduzido com sensibilidade, guiando os participantes por textos bíblicos cuidadosamente escolhidos, que teceram um fio de espiritualidade entre o Antigo e o Novo Testamento.
O primeiro momento nos levou a Genesis 2, 4b-25, onde contemplamos Deus, como o grande Oleiro, que modelou o ser humano para que cuide de toda a Criação. No segundo, mergulhamos no Salmo 8, celebrando a dignidade da humanidade, feita “um pouco menos que um deus, reinando sobre toda obra das mãos divinas”. Por fim, encontramos Lucas 12: 22-24 o chamado de Jesus à confiança: “A vida vale mais que a comida, e o corpo mais do que a roupa”.
Esses três momentos foram de uma riqueza única para cada um dos 23 participantes, que vivenciaram o encontro com o divino em suas próprias histórias. Inspirados pelas palavras de Santo Inácio de Loyola: “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear internamente todas as coisas” (EE 2).
Os depoimentos dos/das participantes revelam uma experiência transformadora e repleta de gratidão:
“Me encontrar com o silêncio me mostrou um Deus companheiro”.
“O tempo reservado para o silêncio e o encontro com Deus”.
“O retiro me deixou a certeza de que cada partilha foi um raio de luz, singelo e humilde, mas que se tornou um farol em minha vida”.
Essas palavras, entre tantas outras, estão carregadas de profundidade e gratidão, por um dia regado pela oração, pela escuta e pelo silêncio. Um verdadeiro convite a saborear o essencial da vida e a viver o cuidado como expressão de nossa missão divina.
Com os corações repletos de luz e esperança, encerramos com um pedido comum entre os participantes: que venha o próximo RETIRO!
———————————
* Elba Chagas Sobral
Mestranda em Psicologia Clínica.
Especialista em Gerontologia
Graduada em Pedagogia
Membro do CEBI 4º sábado.
Seja o primeiro a comentar