Assembleia Regional do Cebi Nordeste

Por: Wilson Alencar – CEBI Petrolina/PE.

Assembleia Regional do Cebi Nordeste – 15 e 16/05/2021

Nos dias 15 e 16 de maio de 2021, animados pelo sopro da Divina Ruah e preparando-se para participar da XXII Assembleia Nacional do CEBI a acontecer no final do mês em curso, o CEBI Nordeste, em Assembleia Regional reuniu seus Delegados e Delegadas, cuja chegada foi animada pela música: “Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo, é hora de transformar o que não dá mais, sozinho isolados, ninguém é capaz! Por isso vem, entra na roda com a gente também, você é muito importante, por isso vem…”.

Em virtude da pandemia pelo novo corona vírus, a Assembleia Regional aconteceu de forma virtual e reuniu em torno de quase 30 (trinta) representantes dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, cujas atividades foram: Avaliação do Triênio – 2018/2020 ampliado até junho2021, a qual foi realizada através de trabalho em grupo com apresentação em plenária, Planejamento 2021/2023 e o Processo Eletivo, com das pessoas candidatas à Direção Nacional do CEBI.

A mística de animação dos trabalhos foi conduzida por uma abertura orante com os 4 elementos da natureza – ar, fogo, água e terra, de modo que cada participante foi convidado/a à sentir os poderes de cada um! Iniciando pelo poder do ar que ajuda a trazer o frescor para às nossas vidas, em silêncio pedimos ao Senhor que nos desse mentes claras e palavras seguras na caminhada. Em seguida, pelo poder do fogo que entre em nossos corações e nos ajude a emergir da hibernação e do isolamento, para acolhermo-nos uns aos outros! Na sequência, pelo poder da água, rogamos chuvas sobre nós, para apagar a nossa sede e ajudar a recordar o oceano, o útero de onde viemos e que pelo seu poder possamos ser banhados, lavados em novas criaturas! Por fim, pelo poder da terra Mãe das montanhas, raiz, folha, flor e árvore, carne de nossa carne e medula de nossos ossos, ela nos fortaleça-nos, como planeta vivo, que respira!

Tendo presente o eixo escolhido para iluminar o triênio 2018/2020, ampliado até junho de 2021: “Superação dos Fundamentalismos e Intolerância” que geram violências nos âmbitos da sociedade brasileira, refletimos em grupo, sobre:

  1. Como caminhou o CEBI na região, tendo em vista o eixo do triênio: As nossas ações/atividades/encontros têm fomentado espaços de respeito e justiça? Percebemos avanços e/ou retrocessos em nosso meio com relação a estas temáticas?

  1. Como caminhou o CEBI na região frente aos desafios estruturais da nossa sociedade: Conseguimos identificar, questionar e buscar descontruir estruturas que geram violências, fome, desemprego, homofobia, misoginia, racismo, etc.

  2. Como os processos de LPB têm alcançado às juventudes, de modo especial aquelas vitimadas pelas intolerâncias e fundamentalismos?

Após apresentações em plenário dos trabalhos em grupo do eixo abraçado no triênio nos estados, cada qual na sua caminhada, esperançamos juntos sobre o Planejamento 2021–2023, motivados pelas provocações:

  1. Dos muitos desafios sociais do seu estado, qual pode ser escolhido como o mais exigente ou urgente ou vital?

  2. Quais caminhos podem ser construídos pelo CEBI para participar das intervenções sobre este desafio?

  3. Com quais mudanças podemos esperançar, a partir de nossas intervenções sobre este desafio?

Concluímos no Domingo (16) após a oração inicial do dia e a memória do sábado, com apresentação do resumo das atividades de avaliação e planejamento, tivemos a fala da representante da Região NE no Conselho e da pessoa representante do Conselho na Assembleia Regional.

Quanto ao Processo Eletivo do CEBI, tivemos apresentação das pessoas candidatas à Direção Nacional e a apresentação das pessoas candidatas à representação da Região Nordeste junto ao Conselho Nacional, sabendo-se que os estados podem apresentar candidatura própria, referendar candidatura de outro estado ou ainda votar pela manutenção da atual representante.

Após apresentações, nossos representantes foram enviados rumo à Assembleia Nacional do CEBI e realizamos o acolhimento dos representantes dos estados na Coordenação Regional.

Concluímos com uma positiva avaliação da Assembleia Regional 2021 e almejamos que a XXII Assembleia Nacional do CEBI faça brotar do chão de nossa gente, as reflexões, as memórias do caminho, as provocações de nossas periferias, de modo que sejamos cada vez mais sinal de libertação e de construção de caminhos para a transformação na Leitura Popular da Bíblia e em unidade ecumênica, sejamos iluminados pelo Espírito Santo, a Divina Ruah.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*