Esperançar um novo amanhã

 

Eis como foi a origem de Jesus Cristo. Sua mãe Maria, desposada com José, antes de conviverem, achou-se grávida pela ação do Espírito Santo” Mt 1,18

Esperançar! Eis o verbo e a virtude cristã que nos alimenta para o ano de 2023. Nesses últimos três anos vivemos momentos angustiantes e em nosso país tivemos um desgoverno sem precedente na história moderna que deixou que milhões caíssem na desgraça do desemprego, na fome, na miséria, sem contar as perdas das conquistas dos trabalhadores e tralhadoras.

Se fomos fazer a lista ela é grande e enfadonha, sem contar a divisão do nosso povo, com o víeis da religião e grupos políticos fechados em sua ideologia sem pensar no povo sobretudo o povo dos pobres, excluídos e marginalizados. Mas, “águas passadas” ou que ainda estão “passando” não queremos aqui numa ladainha se lamentar. Tudo que aconteceu, de certo modo, tem a participação ou a omissão de todos e todas. O que queremos, isto sim, é enfatizar a Esperança.

Como diz a canção: “Tu vens, tu vens, eu já escuto teus sinais” é disso que queremos falar. Daqui a alguns poucos dias, 2023 vem chegando e prometendo mudanças, alimentando nossas esperanças. É hora de darmos às mãos, de mirar para frente, de atar nossas mãos, pois “ninguém solta a mão de ninguém” nesse novo que se anuvia. É tempo de celebrar as pazes, de sonhar de novo, de se fazer irmãos. É hora de acreditar que a “virgem filha do meu povo” está gravida de suas aspirações e que pela ação do Espírito, o novo irá chegar. É hora de olharmos em frente sem medo de ser feliz, mas com a firme convicção de que olhando para trás, não cometeremos os mesmos erros, pois a história já mostrou que, quando esquecemos o passado, prejudicamos nosso futuro. Por isso somos todos chamados à autocritica não como se auto apieda-se sem que em nada se converta, mas como quem, sendo protagonistas da história, precisamos avançar, pois se em Maria mãe, o Senhor da História nasceu, por nossas mãos, pés, coração e braços, temos o poder de transformar a História em Reino de Deus “agora já” e “ainda não” como o pequeno grão de mostarda e como o fermento que trabalhando na surdina faz acontecer.

Essa é a nossa hora! A hora da esperança!

E você que nos ler, que nos visita nessa home page, que durante todo esse ano de 2022 e por esse tempo nos acompanhou, vai nosso agradecimento e nosso voto de esperançar. Que juntos/as possamos nos dar as mãos e de coração e mentes abertas possamos concretizar o “novo” que nos espera ali à beira porta, e beber o vinho da alegria, pois, em Belém, e em nossos corações a Esperança nasceu!

Nos visite e nos leia mais vezes! São os votos de todos e todas que fazem a Coordenação Estadual do Centro de Estudos Bíblicos de Pernambuco. Feliz Natal e Junt@ no Ano Novo.

Coordenação Estadual do Cebi PE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*