A Força Dinamizadora da Palavra de Deus na Vida Religiosa Consagrada

A Força Dinamizadora da Palavra de Deus na Vida Religiosa Consagrada

Por: Ir. Leila Janaína Pereira da Silva,FI*

A identificação profunda com Jesus de Nazaré, o Cristo, e o desejo de viver em sintonia e coerência com ele e com o seu projeto de vida e de missão, levou ao longo da história humana, homens e mulheres a abraçarem com radicalidade a Vida Religiosa Consagrada. Cada Congregação Religiosa ou Instituto que nasceu e nasce na Igreja e no mundo, nasce da experiência de encontro profundo e pessoal entre o fundador/fundadora com a pessoa de Jesus de Nazaré. Encontro esse, que abre os olhos e o coração para as diferentes realidades do mundo, principalmente para aquelas onde a vida humana, e agora planetária, encontra-se ameaçada.

Neste mês, dedicado às diversas vocações na Igreja, é muito importante e significativo refletir sobre a experiência da Vida Religiosa Consagrada (VRC) e sua relação com a Bíblia. Como tema para esta partilha entre amigos, tem-se: A Força Dinamizadora da Palavra de Deus na Vida Religiosa Consagrada. Esse tema inspira a reflexão sobre como a Palavra de Deus, traduzida em Escritura Sagrada, para ser lida, rezada e meditada diariamente põe em movimento a Vida religiosa Consagrada, indicando o caminho a seguir e o modo de servir a Deus e aos irmãos e irmãs.

Jesus de Nazaré é o fundamento de nossa entrega, de nossa consagração. Ele não precisa, mas conta com cada homem e cada mulher, de boa vontade para ser, junto a seu povo, suas mãos, seus pés, sua voz. E só se pode ser outro Cristo no mundo, conhecendo um pouco o seu modo de ser e de proceder no mundo. É o que nos diz Barreiro: “Ninguém, com efeito, ama o que não conhece e ninguém se compromete com o que não conhece e não ama. Quem faz a experiência do ‘conhecimento interno’ de Jesus Cristo se sente movido a amar e a servir a Deus e aos irmãos percorrendo os caminhos que Jesus Cristo percorreu” ( 2009, p. 31).

O adentramento no livro sagrado possibilita esse conhecimento, que não se restringe a mero intelectualismo, mas é um conhecimento interno e profundo que toca nas entranhas de cada pessoa. Por isso, a VRC não abre mão de favorecer ao povo de Deus a oportunidade de conhecer interna e profundamente a palavra de Deus, por meio de formações bíblicas e da prática da oração pessoal, quer seja através dos exercícios espirituais, que têm nos textos bíblicos a matéria da oração-encontro pessoal, ou de outro modos de rezar. A VRC acredita e investe na formação bíblica de seus membros, por acreditar que o povo de Deus merece uma formação bíblica libertadora.

O tema proposto: a força dinamizadora da Palavra de Deus, também leva a refletir sobre a importância para a Vida Religiosa da dinamização que a Palavra de Deus oferece. Dinamização essa, que sugere movimento, busca constante para ser fiel ao que o Espírito, um dia, inspirou no fundador/fundadora como Carisma, ao mesmo tempo em que se busca, com a luz desse mesmo Espírito, responder ao hoje e suas necessidades.

Aqui partilho a experiência da Congregação à qual pertenço, as Filhas de Jesus. Congregação fundada em 1871, na Espanha, por uma jovem (Joana Josefa – Santa Cândida Maria de Jesus), que mal sabia ler o castelhano, mas sentiu-se chamada e confirmada por Deus para fundar uma Congregação religiosa, cujo carisma é a Filiação: “Todas as que pertencem a esta congregação estão chamadas a ser verdadeiras Filhas de Jesus” (Constituições das Filhas de Jesus, n.136), e cuja missão é a educação, principalmente das meninas.

Este ano celebraremos 150 anos de vida e de missão, na Igreja e no mundo. E como família congregacional nos perguntamos: Qual o novo rosto do Carisma que somos chamadas a oferecer hoje à Igreja e ao mundo? Esta busca só tem sentido se for iluminada e guiada pelo próprio Deus: no encontro diário com Ele, na oração; na escuta de suas palavras e também na escuta da realidade concreta hoje. Assim, é possível viver dia a dia o que o texto bíblico nos diz: “Eis que farei uma coisa nova, ela já vem despontando: não percebeis” (Is 43, 19).

Assim, no encontro diário com a Palavra de Deus, na vivência filial ao carisma recebido e na escuta observante da realidade concreta, é como a Vida Religiosa Consagrada vai tentando, em meio a tantas mudanças, diminuição das vocações e muitos outros desafios, manter-se fiel e confiante naquele que é o fundamento de nossa fé e de nosso existir: Jesus de Nazaré, o Cristo.

Você, amigo/a leitor/a que ler esse nosso relato testemunho, também é convidado à fazer essa experiência de encontro com Jesus através da leitura da Palavra, inserido-se na caminhada dos diversos grupos que se põe nesse caminho e nessa escuta pessoal e coletiva da Leitura Popular da Bíblia.

———————————————————————-

*Ir. Leila Janaína Pereira da Silva,FI. Religiosa da Congregação das Filhas de Jesus. “Congregação fundada por Cândida Maria de Jesus, no dia 08 de Dezembro de 1871, sob o visível amparo e particular proteção da Imaculada Virgem Maria, buscam a maior glória de Deus, conformando sua própria vida com Jesus, cujo nome levam, e entregando-se à missão de educar cristãmente na Igreja” (Decreto de Fundação)

Mestranda em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP; Graduada em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Atualmente mora em Fortaleza e participa do grupo do Cebi Pernambuco.

BIBLIOGRAFIA

BARREIRO, A. Conhecer, acolher e viver o amor de Deus. Como orar a Contemplação para alcançar amor. São Paulo: Loyola, 2011. p. 21-23.

BIBLIA de Jerusalém. Nova ed. rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2003(6 impr. 2010).

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS. Escritos de Santo Inácio. 7 ed. São Paulo: Loyola, 2013.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*