CNBB NE-2 Sedia ato ecumênico com lideranças cristãs de Pernambuco

Imagem da internet

A sede do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) acolhe, nesta Quarta-feira de Cinzas (17), um ato ecumênico com lideranças cristãs de Pernambuco. O evento será às 15h, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e contará com representantes das igrejas Católica Apostólica Romana, Aliança de Batistas do Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

O encontro é uma iniciativa da Arquidiocese de Olinda e Recife, que tem o apoio da Comissão Regional de Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB NE2.

Devido à pandemia do novo coronavírus o ato será restrito às autoridades religiosas e alguns convidados. Todos deverão seguir as recomendações das autoridades sanitárias, como o respeito ao distanciamento social e à obrigatoriedade do uso de máscaras. De casa, os fiéis poderão acompanhar a solenidade pelo canal da arquidiocese pernambucana no YouTube ou pela Rádio Olinda FM 105,3.

Inspirado no tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 – “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” – o evento terá momentos de oração, debate e reflexão acerca do combate à cultura do ódio e da intolerância religiosa. Outros temas como a unidade dos cristãos, a defesa do meio ambiente e o exercício da caridade em favor dos excluídos também serão apresentados pelos participantes.

A Campanha da Fraternidade é realizada há 59 anos pela Igreja Católica. Desde 2000, em média a cada cinco anos, a iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). De acordo com o secretário da Comissão Pastoral Regional para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB NE2, padre Fábio dos Santos, o ato no Recife será o primeiro de uma série de eventos que acontecerão durante a Quaresma em todas as igrejas envolvidas.

“Vamos nos preparar para celebrar a Páscoa de Cristo morrendo para o pecado do ódio e da intolerância, e ressuscitar para graça do amor e do diálogo. Como a Campanha da Fraternidade nos convida, vamos redescobrir a força do diálogo, reforçar o compromisso com a casa comum e contribuir ainda mais para a superação das desigualdades sociais. Dessa forma queremos também fortalecer a convivência ecumênica e o diálogo inter-religioso”, afirma o sacerdote.

Ecumenismo e igreja doméstica

Todos os anos a CNBB NE2 estimula os fiéis a vivenciarem a Campanha da Fraternidade na prática com gestos concretos conforme a realidade local. Para isso, a entidade elabora um livro com uma síntese do texto-base, Via-Sacra, um roteiro para cinco encontros de meditação da Palavra de Deus e uma lista de cânticos sobre a temática.

O subsídio já está disponível nas cúrias (sedes administrativas) das 21 dioceses espalhadas pelos quatro estados que compõem a CNBB NE2 – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – e pode ser adquirido por qualquer pessoa. Segundo o bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente da entidade, dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza, em tempos de Covid-19 o documento é ainda mais necessário.

“Reconhecemos que em nosso Regional temos uma longa tarefa pela frente no âmbito do ecumenismo. Por isso, conclamamos para que, mesmo que em alguns lugares não seja possível a realização de atividades ecumênicas, ao menos intensifiquemos a oração pela unidade e pela superação das intolerâncias”, diz o bispo.

 

Fonte: CNBB NE2

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*