Como o Cebi Quarto Sábado faz a Leitura da Bíblia?

 

Por: Elba Chagas Sobral *

Para responder a essa pergunta, faz-se necessário descrever um pouco a história do Grupo de Aprofundamento Bíblico, cognominado de “CEBI Quarto Sábado” por se reunir aos quartos sábados de cada mês, pela manhã.

Esse grupo de estudos da palavra bíblica começou sua atuação na bela cidade do Recife, intitulada a “Veneza Brasileira”, por ser cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe e ser formada por três grandes ilhas unidas por pontes, onde trafegam pessoas que professam várias crenças e credos.

Em janeiro do ano de 2007, a religiosa salesiana Adélia Carvalho e o teólogo e biblista, João Luiz, tiveram a ideia de formar um grupo de aprofundamento bíblico com o objetivo de colaborar na formação voltada para os estudos da Sagrada Escritura.

Convidaram pessoas interessadas de Comunidades Cristãs e juntos, uma vez por mês, passaram a ler e interpretar comunitariamente a Palavra de Deus, ligando fé e vida.

Caminhando para os 15 anos de atividades, o CEBI Quarto Sábado continua a desempenhar, com maestria, seu papel de formação bíblica. Ainda coordenado por João Luiz, observa-se que nos encontros não há professor e alunos. Como sempre é lembrado aos participantes, “no CEBI não tem professor e aluno: todos somos aprendizes da Palavra de Deus”.

Como acontece esse estudo?

O tema geral a ser estudado no ano é decidido em grupo, no quarto sábado de novembro. O tema geral que é desenvolvido por meio de temas específicos, em cada mês, surge a partir dos desafios da realidade presente, com o objetivo de aprofundar a relação entre fé e vida.

Nessa perspectiva, procura-se fazer sempre uma ligação entre o principal desafio do contexto atual, que ameaça a vida das pessoas empobrecidas e mais necessitadas. O contexto, desse modo, interpela, aguça o interesse em buscar inspiração na Sagrada Escritura, luz para os pés no caminho de Jesus, sobre esse assunto.

Metodologicamente, uma pessoa (ou mais de uma pessoa) se compromete em estudar e apresentar o tema do próximo encontro. Após sua explanação, são abertas as discussões, (o ponto mais alto do estudo) e uma pessoa vai ajudando a outra a rever conceitos, a pensar melhor, a ver atitudes pessoais ou sociais à luz da Sagrada Escritura.

As reuniões tinham sempre 12 a 15 participantes. Aconteciam na sala do CEBI-PE, situada à Rua do Hospício, 202, Edifício Olympia, sala 202, na Boa Vista, bairro central do Recife, das 8h 30min às 10h 30min. Assim foi vivenciado o CEBI, até março de 2020.

Com a chegada da pandemia e a necessidade do distanciamento social, os encontros do CEBI Quarto Sábado, ficaram suspensos, mas em janeiro de 2021, a partir de um curso sobre profetas, ministrado por João Luiz, retomamos em fevereiro.

Os momentos de encontro e de estudo passaram a ser realizados por meio da plataforma do Google Meet, onde temos uma média de 30 participantes, unindo pessoas de vários Municípios, Estados e até de outro País.

A metodologia de estudo continua a mesma. Foi criado um grupo no WhatsApp, com o objetivo de partilhar o que está sendo estudado. Desse modo, o estudo ficou mais dinâmico e participativo.

Desde então, o grupo responsável pelo tema vai realizando gradativamente o aprofundamento, e o conclui de modo mais aprofundado no encontro. Ficou ainda melhor, pois todos podem pesquisar durante o mês e sair colocando o que descobriu de pertinente sobre o assunto. Vale também destacar que as partilhas têm sido tão instigantes e pertinentes que estamos iniciando as 9:00 horas e terminando um pouco após o meio dia.

__________________________

*Graduada em Pedagogia, pela UFPE. Com Especialização em Gerontologia, pela UNICAP. Membro do CEBI 4º sábado. Membro do Núcleo Inaciano Recife. Membro da Equipe Nacional de Acompanhantes Espirituais, pelo Mosteiro de Itaici. Com experiência em palestras nas áreas de Gerontologia e Espiritualidade Inaciana.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*