A leitura Popular da Bíblia feita pelo Cebi de Santa Cruz do Capibaribe- PE

A leitura Popular da Bíblia feita pelo Cebi de Santa Cruz do Capibaribe- PE

Nós, da cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE), iniciamos nossa experiência com o CEBI na década de 90. Tudo começou com um grupo que veio de Caruaru composto das seguintes pessoas: Dedé, Odete, Emília, Luiz, Joselio e algumas outras pessoas que auxiliavam o grupo. Esta equipe nos assessorou em um período de dois anos, passando assim o método do estudo popular da Bíblia, que tinha como eixo “O estudo, a convivência e a celebração”. A leitura popular da Bíblia nos proporcionou um novo olhar para a vida e para o mundo.

Terminada a caminhada de 2 anos, foi lançada a proposta de fundar uma escola bíblica em nossa cidade; e, entre os membros do grupo de Santa Cruz, se dispuseram as seguintes pessoas: José Catolé (Dedé), José Cardoso e Gorete. Estas pessoas citadas começaram a sua primeira turma, a qual tinha participantes muito animados, que logo acolheram o novo jeito da leitura popular da Bíblia.

Veio a segunda turma e esta foi para valer, tínhamos muitos jovens e entre eles vale destacar: Márcio, Janinha, Cláudia, Edival e Amerí. Como a nossa cidade, na época, tinha um São João muito animado e com várias nomenclaturas de quadrilha, esses jovens tiveram a ideia de criar a CEBIdrilha. Em 2019 aconteceu sua 21ª edição, porém, por conta da pandemia, paramos por dois anos. Estas CEBIdrilhas, além do momento cultural, nos proporcionaram momentos de partilha, convivência e muita alegria entre pessoas de outros grupos.

Esses relatos são os primeiros de vários. A escola bíblica de Santa Cruz tem outros frutos: pessoas que passaram pela escola despertaram para a vida da política e coordenam projetos de cisterna comunitária; catequistas que conheceram o jeito popular de ler a Bíblia relataram que, na simplicidade de catequizar as crianças, estão passando o aprendizado do CEBI; outras dizem que, ao participar das missas, percebem quando o padre está falando dentro do contexto ou está alienado; outras dizem que, depois de conhecer o CEBI, estão vendo a vida e o mundo de uma forma diferente.

Dando continuidade à nossa história, temos mais um relato. Na terceira turma, Gorete precisou se ausentar do nosso grupo, mas surgiu um casal que se dispôs a fazer parte da equipe da assessoria, Cristóvão e Rizol; para nós eles somam força e coragem na caminhada. Agora somos cinco pessoas fazendo parte da equipe de assessoria da escola bíblica de Santa Cruz, pois depois do casal, o professor Narciso, que tem uma grande bagagem de conhecimento bíblico, também vem nos ajudando.

E assim estamos caminhando, semeando a boa nova do reino, tentando colaborar na construção do Reino de Deus. Nós da equipe de assessoria nos sentimos por demais felizes e satisfeitos em estarmos realizando esse trabalho, que é “do povo de Deus e do Deus do povo”.

Atualmente, a turma que estava parada, por conta da pandemia, está voltando no mês de setembro. Nossos encontros estão sendo realizados em um assentamento vizinho à Santa Cruz, local que nos proporciona um clima da espiritualidade da história do povo de Deus. Assim, estamos caminhando e tentando abrir estradas para outros passarem. Amém.

Equipe de assessoria CEBI Santa Cruz,

Cristóvão Raimundo da Silva

José Pereira Cardoso

José Bezerra Catolé (Dedé)

Maria Rezolnida Lima Silva

Narciso Farias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*